segunda-feira, 2 de março de 2015

O PRIMEIRO REI DA TRIBO TCHOKWÉ 1880 SÉCULO-XVIII

Este foi o primeiro Rei da tribo Tchokwé, chamou-se Mwatchissengue-Ndumba-Wa-Tembo, fiho de Tembo-Kalunga e neto da Nakapamba.
Mwene Ndumba wa Tembo é homem elegante, de figura distinta, tipo inteligente, ar nobre e maneiras delicadas.
        Trajava um pano de riscado preso a cinta por uma correia, tendo suspensa adiante pequena pele de antilope, casaco de fazenda escura, coberto de quadradinhos bordados a cassungo completava a sua modéstia "toilette".
        Uma coroa de latão, como a dos monarcas da Europa, singular copia de que nunca podemos  conhecer a proveniencia, cingia-lhe a fronte,  tendo na parte inferior uma fita bordada a missanga de cores.
        Pendia-lhe do pescoso exotico colar, onde figuravam dois busios e um pequeno chifre de antilope(1)
          Assim escreveram Capelo e Ivens a figura de Ndumba- wa-Tembo, régulo do Tchiboco, Rei dos Tchokwé quando no dia 11 de julho do ano já distante de 1874 a 1878, entravam em contacto com ele na sua povoação de Cuchique, sanzala capital dos Tchokwés daquela época(2).
-Tchokwé lingua materna dos habitantes do leste da Republica de Angola que compreende as Províncias da Lunda-Sul Lunda-Norte e o seu povo espalha-se as Provincias do Moxico e Kundo-Cubango, metade dessa tribo habita na Republica Democratica do Congo, mas concretamente na Povincia de Katanga, e na Republica da Zambia
          (1)-vide De Benguela ás terras de Iaca, Lisboa, Vol.1 pag.161 e segs.
          (2)-a povoação situava-se um pouco a oeste das nascentes do Cuango e do Cassai. O rio Cuchique, que difere frequentemente de nome, de mapa para mapa, é afluente norte do Luando subafluente do Cuanza. Relativamente a palavra Tchiboco, forma adaptada por Capelo e Ivens, trata-se da deturpação de Kitchokwé Katchokwé (Pais dos Tchokwés), segundo a pronucia dos naturais. 




































































Um comentário:

  1. Poderia se corrigir, Caríssimo sua excelência Mwene.E propriamente a quem escreveu na vez do Rei, poder colocar 1880 igual ao século XIX? Assim a coisa fica certa.

    Filho Tchokwe,

    ResponderExcluir